No mundo moderno, não faltam motivos para encher sua cabeça de preocupações — dinheiro, trabalho, demandas da família. Fica difícil relaxar. Mas a famosa contagem até dez é só um dos jeitos de fugir de uma possível (e indesejada) explosão no meio do escritório. Algumas práticas bem simples, como lavar as mãos com água morna, podem ajudar aliviar o estresse em qualquer lugar confira:
1) Lave as mãos com água morna.
Mergulhar qualquer parte do corpo em água quente estimula o sistema nervoso parassimpático, que é calmante. Isso pode ser feito com banhos regulares. Mas em um momento de estresse, retirar-se para lavar as mãos também ajuda — e ainda te dá um t...
[Leia mais]No mundo moderno, não faltam motivos para encher sua cabeça de preocupações — dinheiro, trabalho, demandas da família. Fica difícil relaxar. Mas a famosa contagem até dez é só um dos jeitos de fugir de uma possível (e indesejada) explosão no meio do escritório. Algumas práticas bem simples, como lavar as mãos com água morna, podem ajudar aliviar o estresse em qualquer lugar confira:
1) Lave as mãos com água morna.
Mergulhar qualquer parte do corpo em água quente estimula o sistema nervoso parassimpático, que é calmante. Isso pode ser feito com banhos regulares. Mas em um momento de estresse, retirar-se para lavar as mãos também ajuda — e ainda te dá um tempo sozinho.
2) Cantarole alguma melodia.
Já reparou que pessoas felizes tendem a ficar cantarolando? O barulhinho está associado à tranquilidade e descontração. Estudos sugerem que o hábito tem um efeito positivo sobre a pressão sanguínea. Cantar também auxilia a diminuir o estresse, é uma estratégia de emergência.
3) Mastigue aipo.
Pesquisas mostram que mascar ajuda a destravar a mandíbula e a aumentar os níveis de cortisol no corpo, acalmando o sistema nervoso. Os estudos foram feitos com goma de mascar, mas isso confunde o sistema digestivo, que ficará a espera de comida. Optar pelo aipo ainda traz o bônus de o vegetal ser como um remédio contra ansiedade e insônia.
4) Desenhe.
Ficar estressado coloca em conflito nossa lógica do lado esquerdo do cérebro e nosso lado emocional do direito, deixando pouco espaço para a reflexão e pensamento criativo do segundo. Forçar o uso da criatividade pode ser tranquilizador. Sabe aquele bloquinho de papel na sua mesa? Recorra a ele, quando precisar.
5) Coma (alimentos saudáveis).
Nada de mergulhar em chocolate e outros doces só para aliviar a tensão. A salada pode até não parecer uma alternativa muito convidativa neste momento, mas o alface nela funciona como um sedativo suave, graças a uma substância chamada lactucarium. Se você acrescenta proteína saudável e mastigar bem, tem uma receita relaxante completa.
6) Tire os sapatos.
Quando perdemos a cabeça, sentir o chão sobre a sola do pé, ajuda. Ter os pés presos o tempo todo dentro de sapatos contrai a circulação e afeta o sistema músculo-esquelético deles, somando os membros à tensão que já sofre o corpo. Ficar descalço e mexendo os dedos é uma atividade muscular pequena e que ajuda na descarga de tensão.
7) Abrace a si mesmo.
Somos mamíferos, temos sangue quente e reagimos com sensibilidade ao toque. Mas muitos de nós não têm o nível de contato e calor corporal com outras pessoas que a espécie exige, principalmente se você é solteiro. Dar-se um abraço apertado gera oxitocina — hormônio que é bombardeado quando estamos apaixonados ou amamentando e que faz com que a gente se sinta bem.
Créditos: Conteúdo publicado no site da Revista Época.