Para abrir um negócio de sucesso, é preciso ter uma sacada, uma ideia genial, algo capaz de revolucionar o mercado. Só assim você conseguirá atrair a atenção dos investidores, conquistar os consumidores e bater a concorrência. Certo? Errado.
Exemplos de empresas que faturaram alto em cima de propostas já existentes não faltam. O Facebook não inventou o conceito de redes sociais; o Google não foi o primeiro site de busca da internet; o Buscapé não foi o primeiro site a comparar preços de produtos. Os três negócios partiram do mesmo princípio: que tal usar uma ideia que já existe e aperfeiçoá-la, tomando como base erros e acertos cometidos por concorrentes no...
[Leia mais]Para abrir um negócio de sucesso, é preciso ter uma sacada, uma ideia genial, algo capaz de revolucionar o mercado. Só assim você conseguirá atrair a atenção dos investidores, conquistar os consumidores e bater a concorrência. Certo? Errado.
Exemplos de empresas que faturaram alto em cima de propostas já existentes não faltam. O Facebook não inventou o conceito de redes sociais; o Google não foi o primeiro site de busca da internet; o Buscapé não foi o primeiro site a comparar preços de produtos. Os três negócios partiram do mesmo princípio: que tal usar uma ideia que já existe e aperfeiçoá-la, tomando como base erros e acertos cometidos por concorrentes no passado?
Para quem ainda está atrás da “grande ideia”, vale a pena checar as nove razões para apostar em ideias velhas, de acordo com o site da Inc.
1 – Aperfeiçoar uma ideia é mais fácil do que criar algo do zero.
Inventar um modelo de negócio ou um produto são ações que demandam energia e tempo. Esses recursos podem ser mais bem gastos estudando um modelo existente e descobrindo o que funciona ou não ali.
2 – É mais fácil trabalhar com padrões estabelecidos.
Analisando o que foi feito antes na mesma área, fica mais evidente se você está ou não no caminho certo.
3 – Não será preciso educar o público.
Quem lança um produto inovador precisa gastar dinheiro com publicidade e marketing, para convencer o mercado de que a novidade vale a pena. Se você é o segundo a apostar no invento, o público já vai estar predisposto a comprar sua ideia.
4 – Você pode aprender com os erros – dos outros.
Lançar um produto é um tiro no escuro: ele não foi testado, e não há como saber se vai cair nas graças do público. Observando os erros cometidos pelo concorrente, fica mais fácil aperfeiçoar o produto ou serviço oferecido.
5 – Sua flexibilidade é maior.
Caso o precursor da ideia tenha feito sucesso, é possível que não se sinta à vontade para inovar ou dar retoques na ideia inicial. Como sua empresa está começando, você é livre para adicionar novidades à ideia antiga.
6 – Suas pesquisas de mercado serão mais eficientes.
Como o público já está familiarizado com o produto, será mais fácil testar suas reações às mudanças que você pretende implantar.
7 – Você pode criar um produto ou serviço melhor.
O público gosta de encontrar um produto ao qual já está habituado, mas com algumas diferenças que o tornam mais interessante. Essa é a sua chance de lucrar com isso.
8 – Dá para aprender truques de marketing.
É possível fazer isso de duas maneiras: observando o material promocional do precursor, ou pesquisando reportagens e comentários em redes sociais sobre a empresa concorrente.
9 – É mais fácil conseguir investimentos.
Os investidores estarão mais propensos a colocar aportes em uma ideia já aprovada pelo mercado.
Créditos: Com informações do site do Sebrae-MS