A contratação de colaboradores que exerçam influência motivacional sobre os outros membros da equipe tem sido um ponto-chave para o sucesso nos negócios. Mas, quais pontos são importantes para identificar quais funcionários possuem esse perfil? Iremos enumerar cinco das principais competências que deverão ser identificadas.
1. Avaliando a inteligência emocional
Para identificar quais de seus funcionários possuem o perfil de líder, uma das principais características a ser percebida é a inteligência emocional. Enxergar como os liderados agem nos momentos de crises ajuda a entender como agirão em um cargo de chefia, pois tornar-se um líder trará uma pressão ainda maior,...
[Leia mais]A contratação de colaboradores que exerçam influência motivacional sobre os outros membros da equipe tem sido um ponto-chave para o sucesso nos negócios. Mas, quais pontos são importantes para identificar quais funcionários possuem esse perfil? Iremos enumerar cinco das principais competências que deverão ser identificadas.
1. Avaliando a inteligência emocional
Para identificar quais de seus funcionários possuem o perfil de líder, uma das principais características a ser percebida é a inteligência emocional. Enxergar como os liderados agem nos momentos de crises ajuda a entender como agirão em um cargo de chefia, pois tornar-se um líder trará uma pressão ainda maior, além da cobrança e dos desafios do gerenciamento de outras pessoas. Sendo assim, tal pessoa deve ter controle sobre suas emoções.
2. Classificando a comunicação interpessoal
Como um dos itens de maior importância para um líder, a comunicação interpessoal é um dos pontos em todo o ambiente empresarial. Comunicar-se de forma clara evitará conflitos e más interpretações. Buscar pessoas que possuam a habilidade de comunicar suas ideias de maneira clara e eficiente, deixando claro o seu ponto de vista e objetivos a serem alcançados, entregando feedback de maneira fácil de se compreender, ditando o bom funcionamento da equipe, é uma das maneiras assertivas de identificar bons gestores.
3. Analisando o relacionamento com a equipe
Outro ponto a ser analisado para a identificação daquele que possui o perfil necessário para o cargo de liderança, é a forma como este se relaciona com seus colegas de trabalho e seus chefes. Um bom líder é aquele que inspira e motiva sua equipe, a quem seus liderados depositam sua confiança, promovendo um ambiente agradável e harmonioso.
4. Medindo o gerenciamento de crises e conflitos
Avaliar a forma como as pessoas lidam em meio a crise e conflitos, suas ações frente aos problemas demonstrará como o funcionário agirá em uma posição de liderança. Saber gerenciar as crises e conflitos internos e externos é uma habilidade essencial para o bom funcionamento de uma equipe.
5. Estimando a capacidade de se adaptação às mudanças
Encontrar funcionários que não tenham medo da mudança e estejam sempre disponíveis a receber novos desafios, é uma das competências mais buscadas hoje em dia. As mudanças são inevitáveis na vida e, no meio empresarial não é diferente. Projetos podem mudar de uma hora para outra, então, encontrando um funcionário que saiba manter-se focado e que seja criativo e inovador, estará encontrando um futuro líder.
Créditos: Com informações do Blog Convenia